terça-feira, 26 de outubro de 2010




Nematóides


Significado do nome: Vermes de corpo cilíndrico.

Exemplos: Áscaris lumbricóides(lombriga), Entherabius vermicularis(oxiúrus), Bicho-geográfico.

Habitat: Vivem dentro de outros organismos.

Nutrição: Por serem vermes parasitas se alimentam dos nutrientes encontrados no organismo de outros seres vivos de sangue quente.

Curiosidades:Elefantíase é a doença causada pelos nematóides que se alojam nos vasos linfáticos, causando linfedema. A doença é também chamada de como elefantíase, por causa do aspecto de perna de elefante do paciente com a forma avançada desta doença. Quando o parasita obstrui o vaso linfático, o edema é irreversível, portanto deve ser dada grande importância à prevenção com mosquiteiros, repelentes e evitando o acúmulo de água parada.





Platelmintos

Significado do nome: Vermes de corpo achatado
Exemplos: Schistossoma mansoni, Taênia sollium, Taênia saginata
Habitat: Vivem dentro de outros organismos
Nutrição: Por serem vermes parasitas se alimentam dos nutrientes encontrados no organismo de outros seres vivos de sangue quente

Curiosidades: Medindo desde alguns milímetros até alguns metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestivo incompleto, ou seja, tem apenas uma abertura: a boca - através do qual tanto entram os alimentos como saem as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestivo tem e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo hospedeiro.


Cnidários

Significado do nome: Knidós- que queima
Habitat: Aquáticos
Alimentação: Filtram a água para retirar seu alimento
Exemplos: Água-viva,caravelas,anêmonas,corais

Curiosidades:No verão, são comuns os acidentes provocados por águas-vivas em pessoas que frequentam as praias. A gravidade vai depender da extensão do corpo que for atingida.

Poríferos

Significado do nome: Portadores de poros.
Habitat: Aquático.
Alimentação: Retiram seu alimento filtrando a água.
Exemplo: Esponja.
Curiosidades: No oceano Índico e Pacífico vivem medusas chamadas vespas-do-mar, que possuem veneno capaz de matar um homem. Nas águas brasileiras, as espécies mais comuns pertencem ao gênero Rhizostoma e não são tão perigosas para o ser humano.